Dica de Leitura – Managing Essencial

Na obra Managing Essencial, Henry Mintzberg aborda com propriedade os desafios da gestão, trazendo algumas reflexões importantes.  A primeira delas é que grande parte dos executivos se torna gestor, sem, contudo, estar preparado para isto.  O autor entende que atualmente existem muitos líderes, mas nem tantos gestores.  A gestão pressupõe uma combinação entre conhecimento, ciência, experiência prática, características pessoais e contexto vivenciado.

O gerente eficaz é aquele capaz de atingir os resultados desejados pela organização, em um trabalho que nunca termina, pois não há um marco formal deste processo.  Ele utiliza as informações disponíveis para fazer com que as pessoas executem as ações necessárias.  É capaz de ser o elo entre as estratégias definidas pela gestão, para que sejam entendidas e executadas, ao mesmo tempo que faz o caminho inverso, reportando o desempenho do negócio aos níveis estratégicos.

Para que isso seja possível, os gerentes precisam ser capazes de apreciar o ritmo intenso e a pressão, pois irão dispensar energia suficiente para que o trabalho aconteça.  Até mesmo em função disso, desenvolvem a capacidade de aprendizado e de avançar e recuar, se necessário, desde que seja para atingir o objetivo desejado. 

O autor finaliza lembrando que gestão é um processo social.  O gerente que tenta atuar sozinho, termina por focar no controle em demasia, imaginando que a autoridade imposta trará o resultado esperado. Isso pode funcionar às vezes, mas dificilmente funciona quando se deseja explorar o potencial humano da unidade.

Nas palavras de Mintzberg: “Gestão é uma tapeçaria tramada com as linhas-mestras da reflexão, análise, mundanidade, colaboração e proatividade, tudo isso acrescido de energia pessoal e unido por integração social.”

 

Sobre o livro:  “Managing Essencial” contém a essência do premiado “Managing”, escrito pelo mesmo autor em 1989, e nesta versão reduzida publicada em 2009 é voltada para Gerentes com pouco tempo.

Sobre o autor: Henry Mintzberg é um dos mais importantes pensadores sobre gestão na atualidade. Publicou também Safari da Estratégia, Criando Organizações Eficazes, entre outros.

Selecionamos para você um vídeo do autor onde ele compartilha os nortes que o guiam. Acesse o link aqui.

Essa dica foi escrita por José Luis de Freitas, consultor e integrante do Grupo de Leitura da Otimiza Consultoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*