É verdadeira a assertiva de que “quem olha para todos os pontos, não enxerga detalhe algum”, e neste contexto é que surge a necessidade de priorizar o foco no que realmente faz a diferença: o seu negócio.
Esta necessidade de direcionar o foco apenas para o seu negócio tem feito com que muitas destas organizações adotem a solução comumente denominada BPO.
BPO é a sigla para a expressão inglesa Business Process Outsourcing.
Pode ser entendido como a terceirização – com uso intenso da Tecnologia da Informação – de processos internos, que embora fundamentais para a gestão, normalmente não estão ligados ao core business da empresa.
Dois dos mais relevantes e comumente serviços contratados de BPO são os de Workflow, visando à automação e otimização dos processos de negócio, e Business Process Management, para medir, monitorar e gerenciar estes processos.
De acordo com dados de pesquisa do Instituto GEOC, os números de BPO no Brasil mostram um grande crescimento, saltando de US$ 34 bi em 2008 para US$ 93 bi em 2014, sinalizando o amadurecimento deste segmento, bem como o investimento em customização para atender as diferentes visões e necessidades do mercado demandante.
Ainda conforme o GEOC, avaliando o mercado no Brasil, 40% das 500 maiores organizações brasileiras percebem valor nas atividades de BPO e planejam contratar ou expandir as contratações. Ainda, 32% das 1000 maiores empresas planejam terceirizar alguma atividade no estilo BPO.
Um exemplo clássico de aplicação de BPO é a Coca-Cola, que terceiriza toda a cadeia de suprimentos e é hoje praticamente uma empresa focada em marketing.
Alguns dos ganhos normalmente observados na aplicação do BPO são:
– Automação de processos e atualização tecnológica;
– Concentração dos membros da organização dedicada ao core business;
– Ganho de eficiência e produtividade;
– Redução de custos;
– Aumento do SLA (nível de serviço).
Sua organização já está preparada para obter resultados através do BPO?
A Otimiza Consultoria presta serviços de outsourcing em gestão de processos de negócio e gerenciamento de projetos. Converse conosco e conheça como podemos elevar a performance da sua organização
seja ela pública ou privada.
Artigo escrito por: Alceu Viegas Pires Machado, Cissione Tiburi, Leandro Gargioni e Valter Venturelli, consultores da Otimiza Consultoria.