A velocidade com que as mudanças estão acontecendo nessa era digital e a incerteza do destino que seguiremos, obriga os negócios a se adaptarem a esse novo mundo rapidamente. Esse momento nos conduz a evolução como profissionais e indivíduos, mudando nossos comportamentos e a forma de interação com os demais. Mudanças sempre aconteceram, mas nunca comparadas ao momento atual, e sobreviver a este momento requer agilidade nas atitudes e criatividade nas ações.

Esse novo conceito digital, apesar de facilitar a execução das nossas atividades diárias, nos traz desafios e oportunidades. O papel do RH nesse contexto, vai muito além de atender as demandas do negócio, mas é ser ativo e se tornar parte integrante das definições e ações que farão as empresas se manterem no mercado. Contribuir na condução dessas ações, alinhando as estratégias e valores do negócio às demandas das pessoas se torna fundamental.

Conforme pesquisa do Gartner Group, divulgada na HSM ainda em 2018, 30% dos empregos em tecnologia não seriam preenchidos em 2020 devido à falta de talentos digitais. Chegando em 2020, percebe-se que essa carência se estende a outras áreas dos negócios. Entram então, as ações do RH para trabalhar no desenvolvimento das pessoas para formar talentos. Desenvolver as competências necessárias para a organização, requer trabalho e investimento de todos.

O RH precisa aprender a lidar com as incertezas sobre os impactos que a revolução digital causará na relação do ser humano com a sociedade e organizações. Um desses impactos é o novo modelo de negócios, onde as pessoas mudam a forma de enxergar suas carreiras, e salário não é mais suficiente para atrair e reter os talentos, mas a busca do equilíbrio e vida pessoal, e/ou um plano de benefícios relevantes para o indivíduo, e/ou uma empresa com valor no ser humano, e/ou uma liderança preparada para suportar esse novo modelo.

Outro fator que atribui valor ao trabalho, conforme Laszlo Bock, no livro “Um Novo Jeito de Trabalhar” e supera o progresso na carreira e a remuneração, são as interações com o empregador e o significado desse trabalho para o indivíduo. Esse significado no próprio trabalho, é uma busca constante do ser humano, mas muito mais relevante nos dias de hoje.
Talvez não tenhamos respostas únicas e receitas prontas para essa transformação, pois as perguntas e os cenários mudarão constantemente e na mesma velocidade que os negócios, e talvez não possamos escolher uma ação ou outra para nossos RHs, mas escolher uma ação e outra para darmos conta dessa nova realidade. A transformação do RH, contribui significativamente para o mundo organizacional, mas todo negócio precisa se preparar para implementá-lo. A cada passo da tecnologia deve-se gerar ações do RH e da organização como um todo para acompanhar e fazer parte dessa evolução.

Este artigo foi escrito por Cláudia Bettiol, consultora de Gestão de Pessoas da Otimiza Consultoria.

 

Fontes e referências do artigo:

Bock, Laszlo. Um novo jeito de trabalhar . Sextante. 

https://www.hsm.com.br/o-futuro-e-digital-mas-exige-planejamento/

RABAGLIO, Maria O. Seleção por Competências. Educator. São Paulo. 2001.