Manter-se relevante no mercado é um dos maiores desafios atuais para as empresas. Em todos os segmentos, a concorrência é cada vez mais intensa e para permanecer competitivo é preciso estar sempre um passo à frente. Não é mais suficiente atender às necessidades e demandas dos consumidores, é preciso antecipá-las. Veja, a seguir, algumas medidas para se manter competitivo em um cenário cada vez mais disputado.
Cultive o espírito da inovação
Iniciamos este conteúdo afirmando que é preciso antecipar as necessidades dos seus consumidores, porque é isso que vai colocar a sua empresa em uma posição de destaque. Para isso, você não pode se prender a uma certa maneira de fazer as coisas só porque ela tem dado certo. É preciso ousar e inovar para conseguir resultados diferentes.
Navegue no oceano azul. Essa é uma metáfora do empreendedorismo que diz que o oceano azul representa o mercado que ainda não tem sido explorado, no qual o empreendedor pode “nadar livremente”, enquanto o oceano vermelho é o mercado que já está saturado.
Um exemplo para ilustrar: o primeiro aplicativo de carona que surgiu claramente estava no oceano azul, porque trouxe uma proposta de negócio inovadora. Hoje em dia, esse segmento já está no oceano vermelho, porque existem muitas empresas competindo por esse público.
Seja sustentável
O empreendedorismo não sobrevive de utopias. A inovação é realmente essencial para que uma empresa se mantenha relevante e competitiva. No entanto, uma proposta muito inovadora pode levar um tempo para se tornar lucrativa. Por isso, é preciso manter um portfólio de produtos ou serviços cuja aceitação e demanda já seja comprovada.
É isso que vai lhe dar o suporte financeiro para poder inovar. Essa fonte de receita mais segura vai garantir a manutenção da empresa em si e dos projetos mais disruptivos, até que eles consigam se sustentar sozinhos. Atuar nessas duas frentes é uma perspectiva mais estratégica.
Automatize processos
Uma empresa competitiva precisa ser dinâmica, ágil, conseguindo se adaptar a diferentes cenários com facilidade. Para isso, ela não pode estar presa em processos operacionais robustos, engessados e que tomam grande parte da jornada de trabalho dos profissionais. Invista na automação das atividades que possibilitam isso.
Automatizando a sua empresa, os gestores e toda a equipe terão mais tempo hábil para se dedicar à atividades estratégicas e os processos vão se tornar muito mais eficientes.
Colete dados
Para o seu negócio se manter competitivo, as decisões precisam ser certeiras. Isso significa que elas devem ser baseadas em dados concretos e não apenas no histórico da empresa. Por isso, colete e organize informações sobre a sua própria organização, sobre o mercado e sobre os seus clientes. Essa é a matéria-prima para colocar em prática ideias inovadoras de forma adaptada à sua realidade e às expectativas do seu público-alvo.
Mais uma vez, entram em cena os softwares de gestão, porque eles têm essa funcionalidade de coletar dados. Cabe aos profissionais interpretar esses dados e identificar padrões que possam ser o ponto de partida para novas formas de atender o mercado.
Estamos sempre à disposição para ajudar você a manter a sua empresa em evidência. Converse conosco sobre este assunto!