Startups são empresas jovens, fundadas por um ou mais empreendedores, com o intuito de desenvolver um produto ou serviço exclusivo e trazê-lo ao mercado. Nos últimos anos, o seu sucesso foi tão estarrecedor que, de acordo com o US Census Bureau, apenas em 2015, esta inovação foi capaz de criar cerca de dois milhões de empregos somente nos Estados Unidos, que dirá em todo o mundo.
Pensando nisso, é importante compreender o papel das pessoas por trás desta empreitada e, acima de tudo, analisar a profissão que tem se destacado em meio a esta modernidade: a de fundador.
Afinal, qual é a sua função em meio a uma empresa e por que ele é tão importante para que uma ideia saia do papel e se torne realidade?
Continue lendo e entenderás mais sobre essa carreira e conhecerás a jornada de alguns profissionais fundadores de startups.
Papel do fundador
Fundador é uma pessoa que apresenta uma ideia e a transforma em um negócio ou startup, podendo criá-la por conta própria ou com outros indivíduos que queiram ajudá-lo. Ele é o coração e a alma da empresa, já que foi a pessoa que conseguiu transformar a sua paixão em algo lucrativo e inovador.
Um grande exemplo de alguém que se aplica a esta categoria é Larry Page, um dos fundadores do Google. Sim, um deles. Embora existam empresas que contam com apenas um fundador, o que muitos recomendam é que este número varie em até três integrantes, sendo dois o ideal para um projeto.
Isso porque, de acordo com o Small Business Trends, quando duas pessoas se envolvem neste desafio, as chances de sucesso de uma startup aumentam em 30%, recebendo mais investimentos, mais clientes e, claro, dividindo as responsabilidades.
Em alguns casos, ainda, um destes sujeitos tende a se qualificar, também, no cargo de CEO. Ainda assim, é importante ressaltar que ambas as funções são completamente diferentes.
Diferença entre o fundador e o CEO
Pode parecer extremamente pomposo dizer: “Eu sou o fundador e CEO da minha própria empresa.” No entanto, você conseguiria identificar as diferenças entre esses dois os conceitos?
Como já abordado anteriormente, o fundador é o idealizador de todo o projeto. Foi ele quem analisou o mercado e conseguiu, acima de muito estudo, identificar as principais problemáticas da sociedade atual, para, com isso, encontrar uma oportunidade de empreender e apresentar soluções inovadoras dentro do ambiente em que está inserido.
Dessa forma, é tido como o “dono do projeto” e aquele que executou a ideia. Ainda assim, uma vez que toda a startup esteja pronta, ele não necessariamente será a pessoa que vai gerenciar tudo.
Por essa razão, o fundador tende a buscar um profissional qualificado para exercer esta função e aqui entra o CEO.
O Chief Executive Officer é o chefe executivo daquele escritório ou empresa. Ele está à frente da companhia e é o responsável por organizar todos os departamentos e os seus respectivos colaboradores.
Extremamente ativo dentro da startup, será o responsável pelo planejamento estratégico, executando as diretrizes para que o negócio seja rentável para todos, inclusive para aqueles que a fundaram.
Tornando-se um fundador
Um estudo demográfico realizado pela Kauffman Foundation, por mais de 20 anos, apontou que a idade média dos fundadores de startups, especialmente as de tecnologia, é 39 anos.
Além disso, as suas pesquisas identificaram também que a quantidade de fundadores acima de 50 anos é praticamente o dobro do que a de indivíduos que começam os projetos com menos de 25 anos, por exemplo.
Isso é respaldado, também , pela Skill vs. Luck in Entrepreneurship and VC, que aborda que os fundadores mais experientes e que já tiveram um negócio bem-sucedido anteriormente têm 30% de chance de sucesso em seu próximo empreendimento, ou seja, ao abrir uma startup.
E por falar nos mais velhos, eles estão muito bem cotados para este tipo de iniciativa. Desta vez, quem respalda a ideia é a Kellogg School of Management, da Northwestern University.
Para a pesquisa desenvolvida na universidade, os empreendedores com mais de sessenta anos têm uma probabilidade três vezes maior de criar uma startup bem-sucedida do que uma pessoa abaixo dos trinta. Você já pensou em abraçar esta oportunidade?
Muitos fundadores famosos se encaixam nesse padrão. Por exemplo, Reid Hoffman tinha 35 anos quando fundou o LinkedIn. O serviço de streaming online Netflix foi lançado quando o fundador Reed Hastings tinha 37. E, para fechar com chave de ouro, o cofundador da Red Bull, Chaleo Yoodvidhya, tinha 61 anos quando sua bebida energética se tornou um fenômeno. Ou seja, idade não justifica recomeçar e colocar suas ideias em prática.
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