Há tempos, o RH deixou de ser um departamento administrativo, antiquado e engessado, majoritariamente para cuidar das folhas de pagamento, providenciar crachás e gerenciar benefícios.
De forma gradativa, essa área vem tomando uma nova forma, com uma abordagem orientada à gestão, tratando da parte mais importante de uma empresa: as pessoas. E, mais especificamente, o novo papel dos Recursos Humanos está diretamente ligado ao conceito do Employee Experience, ou Experiência do Funcionário, o qual consiste fundamentalmente em reter os grandes talentos.
Employee Experience na retenção de talentos
Com uma ideia similar ao UX (User Experience), o conceito de Employee Experience, em tradução livre, Experiência do Colaborador, envolve as ações por parte da empresa a fim de promover uma experiência positiva aos seus funcionários.
Por isso, o foco é proporcionar o bem-estar tanto físico quanto mental no ambiente corporativo, além de criar uma cultura de capacitação e desenvolvimento de talentos.
Qual a importância da retenção de talentos?
O processo de Employee Experience demanda esforço e investimentos significativos das empresas. Afinal, um profissional de talento não se contenta com um alto salário e bons benefícios, mas também busca por qualidade de vida, ambiente e clima organizacionais adequados, valores institucionais e plano de carreira.
Dessa forma, a retenção de talentos se torna um grande diferencial competitivo, devido a:
- Otimização dos custos de processos seletivos e novas contratações;
- Manutenção do capital intelectual;
- Equipe estável, que resulta em maior produtividade;
- Maior qualidade nas entregas e melhores resultados;
- Um bom clima organizacional, com colaboradores mais integrados e motivados.
O RH 4.0 na retenção de talentos
A transformação digital vem promovendo o fortalecimento do RH, que passou a usufruir da automatização e sistemas de dados, contribuindo para atrair e reter os melhores talentos, otimizando custos e agregando valor.
E o processo de retenção de talentos condiz com a criação de um ambiente motivacional na empresa, para que as pessoas certas tenham vontade de ficar. Afinal, você quer manter a melhor equipe ao seu lado.
Por isso, aproveite o que os recursos digitais têm a oferecer e introduza-os nas ações do dia a dia na sua empresa.
Comece oferendo uma boa estrutura no âmbito funcional aos colaboradores, como computadores adequados, programas, rede estável e segura, além de canais de relacionamento, não só com uma área da empresa, como os Recursos Humanos, mas que possibilitem a interação entre todos os funcionários.
Não menos importante é investir na capacitação dos funcionários e estimular o lifelong learning, uma vez que obter novas competências profissionais ou mesmo aprimorá-las constantemente se tornou algo essencial, tanto para o desenvolvimento do colaborador quanto para a evolução das empresas.
Para isso, Jack Welch, autor do livro “O MBA da vida real”, ressalta a importância de um trabalho incansável para que se construa uma cultura empresarial livre de burocracia e politicagem, garantindo o tipo de inovação e oportunidades que despertem o interesse dos funcionários e os estimulem a contribuir com a organização com o espírito de dono.
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