Estar pronto para o futuro é um dos diferenciais das grandes empresas, afinal, se preparar com antecedência diminui os impactos que determinado acontecimento pode causar na organização. Entretanto, como tentar prever o futuro num ambiente tão caótico e em constante mudança como a sociedade atual?
Existem maneiras de tentar fazer a previsão do que está por vir, porém, para efeito desse texto, vamos nos focar na seguinte questão: ainda faz sentido olhar para a história para planejar o futuro ou seria melhor esquecer o passado e focar as previsões no que está acontecendo agora?
Essa é uma discussão que vem ganhando espaço entre gestores e acadêmicos, e o principal motivo para isso é: o mundo está mudando cada vez mais rápido. Por exemplo, o celular foi inventado em 1956, entretanto, só foi se tornar popular nos anos 70 e o primeiro aparelho chegou ao Brasil apenas nos anos 90. Hoje, modelos diferentes de smartphones são lançados constantemente, cada um deles melhor equipado que os modelos anteriores.
Algo parecido acontece com o mundo, não é possível saber como a próxima inovação tecnológica vai mudar a sociedade e como isso vai influenciar o andamento dos negócios. Por isso, alguns estudiosos defendem que não se deve olhar para trás, para o obsoleto, apenas para o hoje.
Porém, apesar do pouco caso com que a sociedade brasileira atual vê o passado, não podemos ignorar a grande fonte de aprendizado que a história é. Através do conhecimento do que já aconteceu é possível se preparar para o que ainda está por vir.
A análise do passado permite a compreensão das tendências e dos fatos que levaram a cabo determinada situação, sendo assim, é possível vislumbrar novas perspectivas e encontrar novas soluções.
História Empresarial
Levando em consideração a análise histórica como ferramenta para se fazer o planejamento para o futuro, é preciso ter especial atenção para um determinado ramo dos estudos Históricos, a História Empresarial.
Essa linha de estudos foi classificada, durante muito tempo, como uma subdisciplina da História Econômica, entretanto, ela vem ganhando cada vez mais espaço e relevância e já é vista por muitos como uma disciplina independente.
A História Empresarial pode ser explicada de duas formas diferentes, a primeira delas diz respeito a contar a história da empresa em si, ou seja, compilar dados, como ano de fundação, nome do fundador, área de atuação e os principais acontecimentos que marcaram a sua existência.
A segunda forma, é mais abrangente e abarca o papel das empresas e dos empresários no desenvolvimento econômico como um todo. Ela analisa a contribuição desses homens e mulheres de negócios e suas empresas, para a evolução do capitalismo na sociedade onde estão inseridos e na maneira de se gerir as empresas.
Grande parte dos estudos referentes a História Empresarial é feita através de estudos de caso. Através dos quais determinadas situações são esmiuçadas, suas causas são explicadas, as consequências são apresentadas e as soluções encontradas são analisadas.
Benefícios da História Empresarial para a empresa
Trabalhar com a História Empresarial de uma empresa pode ser vantajoso tanto para o processo de gestão, quanto para o setor de Marketing. Afinal, as datas comemorativas da empresa, como o aniversário de fundação, podem ser usadas como base para as campanhas elaboradas pelo departamento.
Alguns dos benefícios de se conhecer a história da empresa são:
— Marcar datas comemorativas, como os jubileus e os aniversários;
— Usar a história da empresa e suas conquistas como ferramenta de motivação para a nova equipe de colaboradores;
— Fazer homenagens a funcionários mais antigos, trabalhando com a valorização da sua experiência na empresa;
— Criar ações de marketing para promover o nome da empresa entre colaboradores, clientes e a sociedade em torno dela;
— Usar a história da empresa como ferramenta para fidelizar os clientes e para prospectar novos;
— Montar um cabedal de conhecimento que vai auxiliar o processo de tomada de decisão dos responsáveis pela gestão empresarial;
— Deixar claro para os colaboradores e clientes qual é a forma de funcionamento da empresa;
— Identificar quais são os campos de atuação da empresa.
Conhecer o passado da empresa, do setor de atuação e da sociedade como um todo tem se mostrado uma excelente ferramenta de aprendizado. A partir dela é possível elaborar estratégias adequadas para os diferentes cenários de futuro.
História e planejamento
É possível argumentar: conhecer o passado é interessante, mas a História não funciona em círculos, por isso, as decisões tomadas no passado não podem ser aplicadas no futuro.
Essa argumentação é válida, afinal as situações, por mais parecidas que sejam, não são iguais. Os envolvidos não são os mesmos, o cenário político é diferente, as condições econômicas e sociais sofreram alterações com o passar dos anos.
Entretanto, as soluções aplicadas em situações anteriores servem como base para que uma nova solução possa ser encontrada atualmente. Conhecer a história de uma empresa e compreender o que já foi feito por ela não implica em aplicar os mesmos métodos constantemente.
Entender a história de uma empresa implica analisar o impacto que os acontecimentos, sejam eles externos ou internos ao negócio, exerceram sobre sua estrutura e como isso influenciou a situação atual da empresa.
A história não deve ser vista como um manual de instrução de como devemos agir frente a determinadas situações. Na verdade, ela deve agir como a ferramenta que vai fornecer os insights necessários para encontrar as soluções a serem empregadas no futuro.
Voltando a questão do início desse texto: ainda faz sentido olhar para a história para planejar o futuro? A resposta que encontramos é SIM. Aprender com o passado é essencial para compreender como chegamos ao futuro e, assim, entender melhor o que está para acontecer.
A história não deve ser relegada a uma área de estudo menos importante, a história aplicada às empresas tem se mostrado de grande ajuda para os responsáveis em elaborar as estratégias a serem aplicadas no futuro.