Contextualização
A interação comercial de uma organização, na relação cliente/fornecedor, é um coração que pulsa constantemente. E não pode parar. Para um cliente, o fornecedor é único, mesmo que para ele, possam existir outras ofertas no mercado. Para o fornecedor ou para o sistema de vendas, o cliente precisa deixar de ser apenas um número. Respostas precisas, velozes e, principalmente personalíssimas, necessitam ser dinamizadas. E o tempo de resposta, quanto mais curto for, melhor será a capacidade de êxito no fechamento de negócios. Assim é o sonho de toda organização, seja fornecedora, seja ela compradora.
Para tal performance, toda empresa necessita de informações de controle, de transações internas e externas, metas, cultura e, principalmente, pessoas capacitadas. Os softwares, dentre eles o ERP, estão disponíveis como recurso vital para o planejamento do sistema de integração da gestão empresarial. Serve para atender a camada transacional entre os diversos departamentos sob uma perspectiva sistêmica e funcional. Um ERP, como todos os demais sistemas, possui suas fronteiras. Objetivando expandir essas fronteiras, muitas vezes, troca-se o ERP, e novas fronteiras passam a existir, não sendo a solução mais indicada.
O Problema
No caso Tabone, para o processamento de informações fabris, originárias na área comercial, um conjunto de dados técnicos necessitava de informações cruzadas entre departamentos. Estas operações são geradas a partir das necessidades dos clientes, partindo sempre de produtos com alto grau de customização. Para dar conta desta demanda, o setor de TI concentra o desafio de apresentar soluções efetivas a fim de maximizar o tempo e energia empregados pelas equipes, desde a área comercial, passando pela engenharia e desenvolvimento, retornando para engenharia e desenvolvimento, produto e processo, cadastro de informações, análise e formação de custos/preços, para só então retornar ao cliente. Por mais simples que pareça, as operações exigem fluidez, precisão de dados e comunicação entre os diversos departamentos. Tarefa que o ERP, no aspecto de integração, necessitava e exigia cadastramento manual em cada uma das operações (criação de itens contemplando todas as informações técnicas, comerciais e legais, estrutura de produtos e roteiros de fabricação) e para cada um dos novos pedidos originários do setor comercial.
A Solução
A solução apresentada, juntamente com o time de TI da Tabone, foi a automatização do processo mediante implementação da OTMSuite, gerando este conjunto de dados de forma dinâmica, aproveitando as camadas de informações alimentadas no ERP. Customização, velocidade, prazo de entrega e respostas comerciais são diferenciais competitivos, porém, exigem “braços” que atendam tal orientação estratégica, tática e operacional. A solução apresentada para o cliente foi a criação de um “motor” para automatizar tanto o cadastro de item, quanto o cadastro da estrutura de produto e o roteiro de fabricação, objetivando a sustentação da possibilidade de entrega ao cliente final, em um tempo significativamente menor, todas informações necessárias para o cadastro e orçamento de um produto.
O Resultado
A implantação da OTMSuite permitiu a maximização do tempo e menor envolvimento de pessoas em suas diversas fontes de informações e, consequentemente, a garantia de dados acurados. “O que antes levávamos 24 horas para processar, hoje em pouco mais de um minuto, temos a capacidade de devolver o pedido processado”, relata Rodrigo Luís Machado de Oliveira – supervisor de T.I. da Tabone Indústria e Comércio de Plásticos Ltda.
OTMSuite, o que é
A OTMSuite é uma plataforma de execução de aplicações que permite a geração de aplicativos de forma padronizada, simples e dinâmica. Com linguagem de desenvolvimento própria e sintaxe de fácil entendimento, é possível construir aplicações com razoável grau de complexidade e qualidade de maneira prática e rápida.