Entre os séculos 17 e 18, os impérios coloniais europeus, como Portugal, Inglaterra, França e Espanha, estavam profundamente envolvidos no comércio transatlântico de escravos. Esses navios, conhecidos como “navios negreiros”, frequentemente usavam escravos como remadores para movimentar as embarcações, especialmente em águas costeiras ou em rios. Para garantir coordenação e esforço, tambores eram usados para garantir o ritmo das remadas.
Não são raros os workaholics que, diferentemente de tambores, utilizam outros comandos para ditar o ritmo de seu trabalho. A metáfora é forte, mas não necessariamente eficaz no sentido de eliminar o vício em um trabalho maçante e muitas vezes sem sucesso. Afinal, não podemos considerar como bem-sucedido um indivíduo sem tempo para ver seus filhos crescerem, sem tempo para amigos e familiares. Sem tempo para viver.
Esperamos que essa narrativa seja suficientemente contundente no sentido de estabelecer um movimento contrário ao esforço sem medidas em busca do sucesso. Além disso, é necessário questionarmos o que é verdadeiramente O Sucesso. As trajetórias de nossas vidas têm demonstrado que a compaixão, a esperança e o autogerenciamento emocional podem mudar a vida. E mudar para melhor, diga-se de passagem. Encontrar tempo para práticas fundamentadas em outros pilares como família, amizade, trabalho e fé pode ser um caminho longo, mas a sabedoria conquistada são as “tintas” para a pintura de uma vida de qualidade, satisfação e saúde.
Foi-se o tempo de darmos a permissão para que um “chefe” interno dite o ritmo da vida, exigindo jornadas exaustivas de 80 horas semanais, sem tempo para mais nada. Comportamentos desse tipo, podem se transformar em uma patologia que pode nos levar à miséria. O tema que trazemos para você, leitor amigo, é corroborado pelo professor Arthur C. Brooks, que, em coautoria com Oprah Winfrey, escreveu o livro “Construa a Vida que Você Quer: a arte e a ciência de ficar mais feliz”.
Arthur e Oprah trazem à tona um dos temas mais relevantes dos dias atuais, em que temos tudo, ou quase tudo à nossa disposição no sentido de facilitar as nossas vidas, como tecnologia e Inteligência Artificial e, mesmo assim, continuamos mergulhados em uma incessante fila de compromissos, reuniões e metas inatingíveis.
Se pararmos para pensar, a maioria das metas depende totalmente de fatores que estão fora do nosso controle. Assim, é muito mais saudável focar no processo, em vez de nos fixarmos em um alvo futuro, sem a devida fluidez oferecida pelo momento presente. Dedicar tempo e energia a resultados que estão fora do nosso controle tem um custo elevado.
O mundo atual é voraz para aqueles que não aprenderam a desapegar de determinadas ambições e resultados voláteis – seja dinheiro, negócios e relacionamentos. Foco e resiliência são importantes, mas devem estar voltados para o prazer de fazer aquilo que amamos. Precisamos verdadeiramente aprender a deixar fluir. Mas e os resultados? É bem provável que eles venham de um jeito totalmente diferente daquele que imaginamos.
Tim Cook, Diretor Executivo da Apple, atua no conselho de administração da companhia, costuma organizar o seu dia mantendo o seu foco firme, longe de hábitos geradores de alto estresse, estabelecendo algumas metas principais para a sua agenda. Ele começa cedo, antes que as distrações aconteçam. Lidera pelo exemplo, construindo equipes poderosas, tomando decisões rápidas. Uma rotina assim, organiza o trabalho e, não menos importante, protege a sua saúde.
Em um mundo onde o ritmo frenético dita nossa vida, é fundamental parar e reavaliar as batidas que escolhemos seguir. Que tal encontrar seu próprio tambor, aquele que não apenas coordena suas remadas, mas também lhe permite apreciar a jornada? Ao cultivar um ritmo mais sustentável, você não apenas redefine o que significa sucesso, mas também transforma sua vida em uma obra-prima repleta de satisfação e significado.
Fontes: Metodologia proprietária Otimiza Consultoria; Vivência nas organizações; Literatura de gestão empresarial diversas; The Atlantic https://www.theatlantic.com/projects/how-build-life/