Quando o assunto é gestão empresarial, podemos encontrar diversas ferramentas e metodologias para qualificar e otimizar nossas atividades internas. Com um mercado cada vez mais competitivo, é preciso encontrar formas para tornar a nossa empresa mais propensa a se destacar continuamente da concorrência.
Contudo, isso só ocorre quando passamos a olhar para o nosso ecossistema interno, a fim de analisar processos que podem ser melhorados e otimizados. Nesse quesito, podemos observar a importância do Método Científico, uma vez que essa metodologia oferece ferramentas para analisar fenômenos, testar hipóteses e chegar a conclusões cada vez mais conscientes.
Quer saber como? Então, leia o post até o final e saiba por que você deve implementar o método científico nos processos internos do seu negócio.
Método científico: o que é e qual a sua importância?
Em geral, o método científico nada mais é do que uma metodologia criada para se obter respostas quanto a uma determinada disciplina, sendo ela científica ou não.
Sendo assim, podemos observar que ela é amplamente utilizada nos negócios, cujo foco está na eliminação de contextos subjetivos por meio da busca por respostas mais lógicas.
Apesar de o método científico ser um meio mais formal para produzir conhecimento, não há, necessariamente, um passo a passo obrigatório para seguir e utilizá-lo posteriormente. O processo do método científico, embora não sendo totalmente linear, é um dos pontos cruciais para realizar a validação de causa e efeito.
• Perguntas são realizadas;
Contudo, podemos perceber que ele possui um ciclo que funciona da seguinte forma:
• Uma observação é feita;
• Informações são coletadas;
• Gera-se uma hipótese;
• É definido algum tipo de experimento para que a hipótese possa ser validada;
• Os resultados desse experimento são analisados;
• Formula-se uma conclusão;
• Com base nos resultados, é definido se haverá necessidade de pesquisar sobre novas hipóteses.
Quais são os tipos de métodos científicos?
Depois de entendermos o conceito geral de um método científico, devemos analisar os vários tipos existentes, sendo cada um destinado a uma determinada necessidade. Confira abaixo quais são:
1. Método indutivo
É quando passamos a afirmar que um determinado processo ou fenômeno ocorre por fatores predefinidos, depois de analisar suas devidas repetições durante as observações feitas.
Nesse ponto, baseamos no fato de que se um determinado fenômeno se repete em futuras observações, ele tenderá a ocorrer novamente. A condução do método indutivo ocorre com base em casos isolados, registrados e enumerados, para, então, concluir algo.
2. Método Dedutivo
Trata-se de um método no qual utilizamos o raciocínio lógico, assim chegamos a conclusões mais específicas, seja por meio de preposições ou princípios. Em outras palavras, esse método extrai uma verdade particular com base em uma verdade geral, em sua forma mais implícita.
3. Método hipotético-dedutivo
Quando possuímos informações que ainda não são suficientes para justificar um determinado fenômeno, podemos ter um problema. Para contornar essa situação, devemos criar novas hipóteses para testar a validade, e nesses vários processos de testes observamos indícios para explicar o fenômeno. Assim, quanto mais testes forem feitos, mais sólidos serão seus argumentos.
4. Método dialético
Nesse tipo de método, é necessário que, primeiramente, tenhamos que definir uma tese considerada verdadeira, e depois teremos a antítese para negar a tese formulada anteriormente. Nesse embate, surge a síntese, que pode dar origem a outra tese, criando um novo ciclo até que a tese não seja mais contestada.
5. Método Estatístico
Esse método investiga um determinado fenômeno através da coleta, descrição, organização, análise e interpretação de dados. Em outras palavras, permite fazer generalizações com base em amostragens do fenômeno. Assim, conseguimos entender em termos numéricos a probabilidade de sucesso em relação a determinada solução.
6. Método experimental
No método experimental, pegamos o fenômeno estudado e os submetemos a determinadas variáveis, a fim de analisar as devidas mudanças no objeto enquanto influenciado pelas variáveis propostas.
Quais benefícios minha empresa terá ao aplicar o método científico?
Por estarmos nos referindo a uma metodologia universal, os benefícios do método científico nos processos internos de uma empresa podem ser excelentes.
Se formos mensurar alguns desses benefícios, podemos lembrar da falseabilidade e refutabilidade. Em outras palavras, quando usamos o método científico, fica cada vez mais fácil realizar previsões do comportamento de teorias e hipóteses.
Portanto, descobrir se uma determinada atividade, estratégia ou até mesmo uma tecnologia pode ser benéfica para um determinado projeto ou processo, deixa de ser um desafio. Assim, fazendo observações de forma controlada, o método vai permitir identificar o que procede ou não dentro de um contexto empresarial.
Além disso, a segunda vantagem que podemos observar é que se trata de um método padronizado. Em outras palavras, ele pode ser aplicado diversas vezes por um determinado colaborador, gestor ou empreendedor para testar uma mesma hipótese.
Isso o torna extremamente importante no meio corporativo, já que é capaz de oferecer o framework ideal para ser analisado por empreendedores, sócios, gestores e dentre outros responsáveis por definir a autenticidade de uma estratégia, uma atividade ou qualquer outro processo interno.
Como aplicar o método científico na minha empresa?
1. Faça uma observação
Como dito anteriormente, todo método científico começa com uma observação. Em outras palavras, ele começa quando passamos a perceber um determinado problema.
2. Faça pesquisas
Para que tenhamos sucesso no método científico, precisamos gastar tempo com pesquisas. Pesquisar fontes confiáveis o ajudará a descartar hipóteses desnecessárias, contribuindo para a criação de um projeto e do ineditismo.
3. Formule hipóteses
A hipótese, de acordo com a linguagem científica, nada mais é do que uma explicação possível para aquilo que se foi observado. Um exemplo a citar é quando você percebe uma determinada atividade no meio empresarial que contribui para o crescimento do negócio.
Com isso, você levantará hipóteses para justificar o provável déficit em questão e, a partir disso, testará essas hipóteses para encontrar a veracidade dos fatos.
4. Defina sua metodologia
Há diferentes formas para comprovarmos a veracidade do fenômeno. Para isso, você pode utilizar as diferentes metodologias citadas acima, como a Experimental, Dedutiva, Dialética, Indutiva ou quaisquer outras que achar necessário. Lembrando que, de forma prática, essas metodologias precisam ser normatizadas. Em outras palavras, devem ser reproduzíveis, conforme as orientações que devem ser seguidas.
5. Teste a sua hipótese
Na hora de realizar os devidos testes da sua hipótese, pode ser interessante executá-lo com um grupo foco ou através de experimento sob condições pré-formuladas e respeitadas (seja o uso de um material em específico, por exemplo).
6. Avalie os resultados
Testar uma hipótese é nada mais do que realizar a coleta de dados sobre o seu comportamento nos contextos atuais, ou seja, realizar o acompanhamento da sua evolução e tirar suas próprias conclusões a respeito do processo.
Contudo, nem sempre conseguimos testar hipóteses, e isso mostra que devemos estudar o problema de forma contínua. Assim, quando as informações confirmam a hipótese, podemos chegar à conclusão de que a questão pode ser ratificada como factual.
Gostou do artigo? Ficou com dúvidas? Estamos à disposição para conversar mais sobre isso.
Fontes:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/metodo-cientifico.htm