Os avanços tecnológicos sempre impulsionaram de alguma forma o mundo dos negócios, seja tornando determinados procedimentos mais eficientes, criando novas oportunidades e conexões, ou permitindo uma maior coleta e análise de dados cruciais sobre o mercado e diversos outros processos. Conforme o mundo se torna cada vez mais digital, isso é potencializado.
Por isso, hoje convidamos você a refletir sobre como a tecnologia tem sido empregada nessa nova era dos negócios e quais são as tendências para o futuro nesse sentido.
Negócios interconectados
A interconexão nos negócios é, ao mesmo tempo, uma consequência e uma tendência dos avanços da tecnologia. Esse termo designa a conexão entre redes que permite o tráfego de dados entre diferentes empresas.
Aplicado ao universo dos negócios, significa uma conexão segura, privada e direta entre empreendimentos, clientes, parceiros, fornecedores e outros elementos que fazem parte dessa cadeia. Além de permitir uma comunicação mais rápida, esse processo é usado para o acesso de dados de maneira segura e extremamente ágil.
Conforme o tempo passa, a velocidade da interconexão se torna cada vez mais surpreendente. O tempo de resposta é inferior a 60 milissegundos.
Para se adequar a esse cenário e fazer parte disso, a infraestrutura de TI dos empreendimentos precisa adotar um novo modelo descentralizado, com uma boa distribuição geográfica e interconectada, justamente para ser um motor propulsor da aproximação entre negócios e grupos de pessoas.
A ideia é que o distanciamento entre informações, serviços de cloud, dados e aplicativos se torne ainda menor e sem depender de um único canal de acesso. Inclusive, as expectativas são de que o tráfego por esse tipo de rede seja maior do que na própria internet!
E como as empresas se beneficiam disso? A velocidade está ligada à oportunidade de antecipar demandas e tendências de mercado para se manter relevante perante o público-alvo, além de desenvolver e implementar estratégias que estejam em conformidade com o presente e o futuro. Isso sem contar com negócios que tenham a tecnologia como pilar da sua proposta de valor.
Por exemplo: e-commerces que atendem um número muito grande de pessoas, ao adotarem uma estrutura de TI descentralizada e baseada na interconexão, conseguem potencializar a sua capacidade de venda simultânea.
BI
Outra tendência absoluta da tecnologia aplicada aos negócios é a Business Intelligence (BI), ou simplesmente Inteligência de Negócios. Consiste em todo o conjunto que reúne tecnologias, processos, sistemas e metodologias que dão sentido a um grande volume de dados. Em geral, sozinhos, esses dados seriam apenas números sem significado. Quando eles passam por BI, são interpretados e funcionam como base para insights e tomadas de decisão por parte do gestor.
A Inteligência de Negócios se consolidou como tendência porque vai ao encontro de uma perspectiva baseada em evidências. O mercado atual não tem mais espaço para negócios fundamentados em “achismos” e nas percepções pessoais do gestor. Por isso, a coleta e análise de dados permite justamente que as decisões de negócio sejam tomadas a partir de informações reais e palpáveis, ampliando as chances de que elas sejam bem sucedidas.
Dentro desse universo, uma grande tendência citada em 2019, são os recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning, que automatizam todo o processo de análise de dados, tornando-o mais rápido e dinâmico e eximindo as possibilidades de falhas humanas. Por meio desses mecanismos, máquinas são programadas para realizar ações inteligentes.
AI
E por falar em Inteligência Artificial, ela merece um tópico exclusivo. Sistemas com a capacidade de compreender o contexto do ambiente em que estão inseridas, de assimilar e interpretar dados, de coletar informações e processá-las já são extremamente úteis no processo de analisar e antever tendências de mercado. Além de relacioná-las entre si para que, a partir disso, o gestor possa ter os insights para novos serviços, produtos e interações com o cliente.
Edge Computing
Esse pode ser considerado um avanço da internet das coisas e consiste em uma tecnologia que permite o processamento de dados na borda da sua rede, ou seja, próximo à fonte dessas informações. Para entender de maneira mais prática, imagine que na internet das coisas os dados são capturados e reunidos por meio de dispositivos que os enviam a um centro de processamento. Já com o edge computing, uma tecnologia mais avançada, é possível filtrar aqueles dados que podem ser processados diretamente na fonte, sem a necessidade de serem enviados para uma central.
Qual a vantagem disso? Há uma redução significativa no tráfego de dados e um aumento expressivo na agilidade com a qual eles são processados. Além disso, a adoção do edge computing pode representar uma diminuição nos custos envolvidos na transmissão de informações.
Diversos setores empresariais podem se beneficiar dessa tecnologia, desde aqueles que dependem de produção em larga escala (como a indústria têxtil, por exemplo) até mesmo empresas que vendem online e buscam uma alternativa para que o processamento das informações de pagamento dos clientes aconteça de maneira mais rápida.
Experiências imersivas
Para finalizar, outra tendência da tecnologia aplicada aos negócios é a viabilização de experiências imersivas, especialmente para os clientes. Isso é feito por meio de recursos como a realidade virtual e realidade imersiva, que transportam o consumidor para outro cenário.
Por exemplo: construtoras podem aderir a essa metodologia para que os clientes possam se sentir dentro do empreendimento pronto enquanto ele ainda está na planta. Visto que é difícil visualizar um imóvel na fase de projeto, essa necessidade pode ser suprida por recursos tecnológicos.
A ideia é justamente focar na experiência do cliente como estratégia para estabelecer uma conexão mais sólida com ele, superando as suas expectativas com aquele produto ou serviço para que ocorra a fidelização. As marcas estão percebendo cada vez mais que para se diferenciarem não basta ter o melhor produto ou o menor preço, é necessário oferecer a experiência mais marcante, porque é isso que vai fixar o seu espaço na mente desse consumidor.
Quer saber como usar a tecnologia a favor do seu negócio? Entre em contato conosco e vamos conversar para encontrar as melhores soluções de acordo com os seus objetivos!
Referências: