Promessas são feitas a todo o momento, mas, nos dias de hoje, se tornou comum que promessas não sejam cumpridas. Isso acontece, principalmente, em razão do ambiente de incerteza que vivemos, pois são tantas as variáveis envolvidas, que é cada vez mais difícil e arriscado prometer algo, já que desconhecemos o que pode acontecer durante a execução.
Outro fato que dificulta o cumprimento das promessas, é a interdependência que há entre as diversas atividades para realizar o trabalho, ocasionando atrasos, falta de qualidade nas entregas e consequentemente insatisfação dos clientes.
Por este motivo, mais do que nunca, empresas ou pessoas que desenvolvem a característica de cumprir o que prometem, se destacam e conquistam confiança. Atualmente, este é um diferencial competitivo em evidência.
Te convidamos a conhecer mais sobre a accountability, e entender qual a influência dela no aumento do desempenho organizacional.
Afinal, o que é accountability?
Pesquisando no Google sobre o que é accountability, encontramos resultados relacionados à prestação de contas e transparência, com utilização principal para fiscalizar atividades políticas, contábeis e até mesmo empresariais. Aprofundando a análise, descobriremos que, até o momento, esta palavra não tem uma tradução literal para o português, e que alguns autores como João Cordeiro, Peter Bregman e Carolyn Taylon, exploraram este termo sob uma ótica um pouco diferente, e essa percepção distinta foi o que usamos como inspiração para este artigo.
De acordo com o viés abordado pelos autores citados acima, accountability é um conceito que, quando aplicado, nos leva além das fronteiras do que entendemos como responsabilidade: trata-se da capacidade de garantir a entrega do que foi prometido, onde o indivíduo ou a organização compromete-se com o resultado final, indiferentemente do que ocorra. Neste ponto, há uma diferença importante entre ter a intenção de fazer algo, ou prometer algo. Quando você tem a intenção, você quer fazer, mas quando promete, além de querer fazer, você compromete-se garantindo a entrega. É a sua palavra que está em jogo!
A certeza de que será entregue, de acordo com o que foi prometido, quando e como solicitado é o que de fato define accountability. E esta confiança, na realização de uma promessa, é a relação que se estabelece entre pessoas ou organizações.
Accountability e Responsabilidade
Ser responsável é fazer o melhor, realizando a promessa estando ciente de que algo pode acontecer e interferir neste “caminho feliz”. No entanto, ser accountable é ser responsável, e, além disso, mapear os riscos, traçar alternativas, acompanhar o percurso de perto, ir corrigindo as pequenas falhas durante a execução, entregando o combinado, custe o que custar.
Complicado? É difícil de explicar e ainda mais difícil realizar, considerando as interdependências no trabalho.
A boa notícia é que não é impossível. Essa atitude pode ser exercitada e aprimorada, tornando-se parte da cultura organizacional.
Cultura de accountability
Quando uma organização tem accountability, já faz parte da sua cultura cumprir o que é prometido aos seus stakeholders (funcionários, clientes e acionistas), e esta deve ser um senso comum, refletido e incorporado às atitudes das pessoas. As empresas, portanto devem treinar e estimular estas características em todos.
Os primeiros a executarem a accountability, dentro das organizações, devem ser os líderes e gestores, que precisam alinhar as expectativas e deixar claros os riscos quando fazem algum pedido, orientando corretamente as equipes, mantendo um ambiente de confiança e incentivo para que as pessoas se sintam seguras em executar as ações solicitadas.
Pilares da accountability
Existem requisitos primordiais para sustentar uma cultura accountable dentro de uma organização, falaremos sobre alguns deles a seguir:
Compromisso
Primeiro de tudo, devemos lembrar que cada funcionário precisa se sentir parte importante do negócio, para que tenha o sentimento de dono, e protagonize dentro da organização. Então, para conquistar o accountability, é crucial respeitar a capacidade de cada um, para que possam se comprometer e entregar o combinado, com alto nível de qualidade.
Proatividade
Quando cada pessoa exerce os seus papéis dentro da empresa, de forma autêntica e proativa, o nível de intensidade e energia disponibilizada para o trabalho atinge o melhor desempenho.
Vale ressaltar que a proatividade facilita também na identificação de como e quando pedir ajuda a alguém com mais experiência, e isso garante que os projetos e ações sejam entregues da maneira esperada, atingindo as expectativas dos solicitantes.
Responsabilidade
Por último, e não menos importante, entramos na questão da responsabilidade, como um dos mais importantes pilares para sustentar a accountability dentro de uma organização. Isso significa que é preciso desenvolver capacidades para que as pessoas possam apropriar-se da responsabilidade pelas atividades que lhes são entregues, sejam elas individuais ou coletivas, e quando algo der errado, aprender a assumir os erros e repará-los da melhor forma possível.
Na prática
Se você está pensando em exercitar a accountability, confira algumas questões importantes para atingir esse objetivo de maneira eficiente:
Não culpe seus erros por fatores externos
Sabemos que uma pessoa que possui um perfil de liderança, não tende a encontrar culpados, e muito menos oferece justificativas quando as coisas não saem de acordo com o planejado. Logo, quando uma pessoa é accountable, ela simplesmente assume com decência seus próprios erros e tende a encontrar as melhores soluções para resolver o problema em questão.
Além disso, também consegue buscar os meios necessários para amenizar ou reparar os problemas causados pelo projeto ou ação ineficiente, e tende a alcançar seus objetivos a tempo.
Contudo, devemos ressaltar que, mesmo que culturalmente não seja tão incomum, o fato de relacionar causas às questões externas, ambientes, chefes, dentre outros, esses pensamentos não são os mais apropriados, caso você deseje adquirir um perfil accountable.
Resolva seus problemas de forma prática e rápida
Em geral, o sentimento de vitimismo acaba sendo o oposto do accountability. Logo, para que você possa cumprir esse conceito, é necessário que você consiga estar inteiramente disposto a encontrar as devidas soluções para cada problema que encontrar no meio do caminho.
Como fomentar
Quando percebemos que um funcionário está desempenhando um excelente trabalho, é crucial reconhecer suas ações, a fim de estimular o espírito de accountability no ambiente interno da organização.
Portanto, se você deseja ter uma equipe accountable em sua empresa, é necessário começar esse processo evidenciando aqueles que entregam resultados no prazo estabelecido.
E, aqui neste ponto, voltamos a falar sobre o papel das lideranças, como bons exemplos na execução da accountabilty. Vale ressaltar que são eles, os líderes, que precisam ligar os radares para a identificar pessoas que culturalmente já são accountables, valorizando-as. É necessário, também, perceber quem precisa desenvolver esta capacidade, ajudando-os a traçar planos e ações para evoluir em direção ao cumprimento de suas promessas.
O primeiro passo é despertar para estas necessidades, tendo-as como meta a realizar. Depois disso, fomentar e desenvolver as pessoas neste caminho.
Não é rápido, não é fácil, mas dará resultados extraordinários.