Peter Drucker ficou conhecido pela capacidade de interpretar dados do presente e prever suas implicações para o futuro no mundo dos negócios. O autor examinou cada área da administração: antecipou a importância de centrar a atenção no cliente, estabeleceu o…
No dia a dia das instituições, os conceitos de Peter Drucker são amplamente utilizados para se referir à relevância que os indivíduos têm no ambiente corporativo. Entre as frases mais famosas do austríaco, estão “O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para…
Ontem foi um grande dia para aprender mais sobre Gestão por processos de negócio! O BPM Day São Paulo trouxe uma diversidade de cases e palestras que instigaram os participantes a buscarem novos conhecimentos e acreditarem que o BPM…
A primeira obra de Drucker foi “The End of Economic Man”, publicada em 1939. O autor escreveu um total de 39 livros, além de inúmeros artigos acadêmicos. Entre seus livros destacam-se: “A Sociedade Pós-Capitalista” (1993), “Administrando em Tempos de…
O ramo de administração de empresas nunca mais foi o mesmo depois de receber as ideias inovadoras de um austríaco que conseguiu modernizar a área de gestão de negócios. Nascido em Viena, estudou Direito na Universidade de Hamburgo, na…
Em uma entrevista ao Experience HSM, Michael Potter, o pai das cinco forças da competitividade, afirmou que “as indústrias são muito diferentes hoje do que era há 30 anos. Somos muito mais globais, há uma tecnologia diferente, as coisas…
O modelo das cinco forças da competitividade, de Porter desenvolvido nos anos 80 para analisar a eficiência competitiva de determinado setor industrial ou comercial no mercado possui uma lógica simples e visão abrangente, em que é preciso entender o…
Michael Porter estudou na Universidade de Princeton, onde cursou Engenharia Mecânica e Aeroespacial. Obteve, também, doutorado em Economia Empresarial, em Harvard. Além de ser professor da área de economia em Harvard, Porter atuou como consultor de diversas empresas e…
De acordo com Michael Porter, para que uma empresa obtenha vantagem competitiva, ela deve perseguir táticas específicas e escolher o enfoque para alcançá-las. São as estratégias competitivas genéricas, formadas por: liderança no custo total; diferenciação e enfoque. Para…
Nascido em 1947, em Michigan, Michael Eugene Porter é considerado um dos maiores especialistas mundiais em estratégia. Professor da Harvard Business School e líder da Monitor Consulting, entre as suas contribuições para a gestão salienta-se o modelo de…